Amigo, este fórum foi desativado. Vc terá todo conteúdo atualizado nestes link : www.opsforum.com.br

Esperamos seu cadastro por lá !! Conteúdo atualizado !!
Amigo, este fórum foi desativado. Vc terá todo conteúdo atualizado nestes link : www.opsforum.com.br

Esperamos seu cadastro por lá !! Conteúdo atualizado !!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

Mirror's Edge

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo
mattry

mattry

Experiente Nível III

Mirror's Edge Vide
MensagemAssunto: Mirror's Edge Mirror's Edge Empty25/11/08, 02:58 pm

A produtora sueca DICE, subsidiária da Electronic Arts, fez sua fama em torno do trabalho na franquia "Battlefield", mas achou que finalmente era a hora de tentar algo novo, depois de tantos jogos e expansões seguidos. O resultado é "Mirror's Edge", que mesmo utilizando a visão em primeira pessoa, traz um conceito oposto ao de sua série de guerra, favorecendo a exploração de cenários e deixando os combates como último recurso.

Isto ocorre tomando o Parkour como base. A chamada "arte do movimento" é uma disciplina criada na França na década passada, inspirada nos circuitos de obstáculos utilizados em treinamentos militares. O objetivo é aperfeiçoar o corpo e a mente ao ultrapassar qualquer tipo de obstáculo, seja em ambientes rurais ou urbanos, como carros, muros, escadas e o que mais aparecer, em momentos de emergência. Na prática, geralmente parece como uma brincadeira de "siga o chefe" bem radical, em que alguém corre para criar um trajeto com determinados desafios e outros seguidores vão atrás.

Apesar da pouca idade, o Parkour já ganhou fama internacional, principalmente depois que os responsáveis pela sua criação e outros envolvidos passaram a estrelar filmes em seu país de origem, como "Yamakasi - Os Samurais dos Tempos Modernos", "Os Filhos do Vento" e "O 13º Distrito". O cinemão internacional não perdeu tempo e colocou um pouquinho da arte em filmes como "Duro de Matar 4.0" e "007 - Cassino Royale" e, claro, os videogames não demoraram também, como pôde ser visto em "Assassin's Creed", no ano passado.

Simulador de Parkour

"Mirror's Edge" funciona praticamente como um simulador de Parkour. Faith, a heroína, vive em uma metrópole futurista controlada por um governo totalitário. Ela é uma "runner", espécie de mensageira que corre pelos telhados de edifícios e galpões para entregar mensagens aos líderes da resistência locais e precisa salvar a pele de sua irmã, envolvida em uma conspiração depois que um candidato a prefeito é assassinado.

Constantemente acuada, perseguida pelas forças da agência de segurança local e outras figuras, Faith precisa fazer seus caminhos pelos topos das construções, saltando telhados, escadas, dutos de ventilação e pegando carona até mesmo em guindastes e helicópteros. E, por mais estranho que possa parecer nas fotos e vídeos, é algo que funciona de maneira satisfatória por conta de três fatores: o campo de visão mais amplo do que em jogos de tiro tradicionais, o posicionamento da câmera em um ponto mais alto, imitando a altura correta da personagem, e também o esquema de controles, que basicamente pede três botões além dos direcionais.

Em suas corridas, você precisa apertar um botão para realizar ações baixas, como rolar ou escorregar, outro para exercer ações no alto, como pulos e cambalhotas, e um terceiro para abrir portas. Como não há indicadores na tela, os cenários são limpos e geralmente prédios, objetos e partes dos cenários pintados na cor vermelha são aqueles que devem ser explorados de alguma maneira - é a chamada "Runner Vision". Cabe então a você correr e tentar emendar manobras para chegar de um ponto vermelho a outro, sem grandes interrupções para não perder seu ritmo.

O grande problema é que chegar a determinados locais pode ser um pouco frustrante. "Mirror's Edge" é o tipo de jogo que não perdoa muitas falhas e, se você perdeu o tempo de um pulo sobre algum prédio, a morte é tão certa quanto sua volta ao checkpoint mais próximo. Isto é, quando você descobre qual é o caminho que o jogo quer que você tome, pois ao contrário das tendências atuais, o cenário não é aberto para exploração, funcionando mais como nos jogos de "Prince of Persia", em que você deve saber direito onde e quando pular. Morrer algumas vezes é normal, mas o excesso de tentativa e erro pode se tornar bastante incômodo para jogadores menos pacientes.

Entrando em combate

Outro ponto importante que precisava de mais cuidado é o combate. Ainda que fique claro que o jogo é voltado para corridas e fugas, há situações em que você pode enfrentar inimigos frente a frente. Geralmente tais ações começam com um desarme, em que você deve pressionar um botão rapidamente para roubar a arma do inimigo para então poder usá-la contra ele, mas nem sempre isso funciona. Para que isso aconteça, você deve pegar seu oponente desprevenido ou, então, esperar o momento certo para que sua arma fique vermelha e você possa atacar. Só que muitas vezes você aperta o tal botão e o jogo não processa o comando, o que resulta em uma heroína com alguns buracos de bala.

Ataques diretos como chutes e voadoras também sofrem do mesmo mal, fora a mira simplória das armas de fogo, o que deixam os confrontos em "Mirror's Edge" com gosto de vento. A impressão que se tem é que a DICE não quer realmente que você parta para a briga, mas não teve a coragem para deixar isso bem claro, proibindo totalmente os confrontos.

Visão futurista

Talvez a idéia não seja mesmo partir para a pancadaria ou explorar a cidade livremente, cumprindo direitinho os desafios propostos. Dá para se divertir bastante até o final do nono capítulo, quando o modo principal com a história se encerra. É um jogo de ritmo tão ágil que, quando você vê, já acabou. E depois não há muito mais o que fazer com ele, a não ser um modo de Time Trial, em que você pode registrar seus melhores tempos em um ranking geral. E só.

Só repetindo as mesmas fases é que dá para se ter uma noção dos cenários e dos gráficos, que surgem com um estilo gráfico minimalista e muito interessante. Com poucos detalhes, os trechos de história são apresentados como desenho animado, em um estilo artístico que lembra bastante o do clássico "Fear Effect", do Playstation One. A metrópole futurista é apresentada de maneira limpa, com muitos ângulos retos e muitas cores claras que criam contraste com os obstáculos vermelhos e os próprios personagens, que se movimentam de forma impressionante.

Pena que, mesmo com este minimalismo, o jogo ainda apresente alguns probleminhas de processamento. Há alguns bugs na colisão, em especial nas tais brigas, e muitas superfícies e vértices apresentam serrilhados feios. Alguns momentos de lentidão também acontecem e, ainda que pouco freqüentes, não parecem ter muita razão de existir e deixam a apresentação um pouco decepcionante.

CONSIDERAÇÕES


Na intenção de mudar de ares, a DICE e a Electronic Arts resolveram apostar no fenômeno do Parkour para criar "Mirror's Edge", um jogo de exploração bastante ágil e com controles bastante simples. No geral se apresenta como uma aventura inovadora e divertida, mas que sofre com as limitações do design e com um sistema de combate ineficaz. Com certeza ganharia mais pontos caso contasse com um modo principal mais prolongado ou novos modos de jogo para aumentar sua vida útil, mas da forma em que está, parece um produto inacabado.

Fonte: Uol Jogos

20/11/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Ir para o topo Ir para baixo
RavenX

RavenX

Master Nível II

Mirror's Edge Vide
MensagemAssunto: Re: Mirror's Edge Mirror's Edge Empty25/11/08, 06:28 pm

Eu baixei o DEMO. É muito bom o jogo. Só que, como de costume, não me adaptei ao estilo primeira pessoa.

Mas é muito bom.
Ir para o topo Ir para baixo
http://br.youtube.com/RavenXBR
Caleffi_OPS

Caleffi_OPS

Experiente Nível I

Mirror's Edge Vide
MensagemAssunto: Re: Mirror's Edge Mirror's Edge Empty25/11/08, 06:31 pm

Também baixei a demo, fiz umas graças e empaquei no alto de um predio, mas o estilo é bem legal...

Acho que tem para comprar na PSN Europa, se quiserem abrir um grupo de compras..to dentro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Mirror's Edge Vide
MensagemAssunto: Re: Mirror's Edge Mirror's Edge Empty

Ir para o topo Ir para baixo

Mirror's Edge

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórum Não podes responder a tópicos
 :: Salão de Jogos :: Aventura -