Amigo, este fórum foi desativado. Vc terá todo conteúdo atualizado nestes link : www.opsforum.com.br

Esperamos seu cadastro por lá !! Conteúdo atualizado !!
Amigo, este fórum foi desativado. Vc terá todo conteúdo atualizado nestes link : www.opsforum.com.br

Esperamos seu cadastro por lá !! Conteúdo atualizado !!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

TESTES DE CABOS HDMI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
Dub

Dub

Master Nível III

TESTES DE CABOS HDMI Vide
MensagemAssunto: TESTES DE CABOS HDMI TESTES DE CABOS HDMI Empty08/06/09, 09:21 pm

Testes
Por Vinicius Barbosa Lima

TESTES DE CABOS HDMI Teste_mesa1

Para tirar finalmente a dúvida se cabos HDMI são todos iguais, tivemos acesso a 9 modelos exaustivamente avaliados em diferentes situações. Foram 4 meses de testes (de Novembro de 2008 a Março de 2009), e o resultado desse trabalho você vê a seguir. Boa diversão!

OS CRITÉRIOS DO TESTE

Cada fabricante pôde enviar no máximo 1 cabo para teste, sempre na versão HDMI 1.3, sendo esse, no mínimo, de nível médio e com comprimento entre 1,5 e 3,0m. A adoção da curta metragem se deu pelo fato da maioria absoluta dos consumidores não utilizarem cabos HDMI maiores que 3m para conectarem o player ao display de plasma ou LCD.

Sabemos que usuários de projetores utilizam metragens bem maiores, às vezes na casa dos 20m, e por tal motivo não está descartada a hipótese de no futuro repetirmos o teste com cabos maiores, trabalho cuja logística é bastante complexa, demandando infraestrutura específica e longo tempo de preparação.

Todos os cabos foram avaliados nas resoluções 480p, 720p e 1080i e 1080p, com áudio 5.1 canais nos codecs DD, DTS, Dolby True HD e DTS-HD MA, utilizando variada combinação de equipamentos e títulos (veja listagem ao final do texto).

Muitos leitores nos perguntam como identificar um cabo HDMI versão 1.3? Infelizmente, se o próprio fabricante não informar na embalagem ou no corpo do cabo, não há como saber, pois não existem diferenças visuais entre as versões.

Por outro lado, a HDMI 1.3 estabeleceu novos padrões de desempenho para interface, elevando muito a banda passante e o bitrate máximo, o que levou ao uso de matérias primas nobres (cobre com alto teor de pureza e prata, por exemplo), blindagem mais eficiente, e ao aumento na bitola dos condutores dos pares trançados.

Assim, e ainda que não seja uma regra, a verdade é que visualmente cabos HDMI 1.3 são geralmente mais grossos que seus antecessores, devido à maior blindagem e bitola dos condutores internos, sendo esse um indicativo na hora de diferenciar os produtos. Por tal motivo, e fazendo uso de instrumentação digital de alta precisão, efetuamos 3 medições ao longo de cada um dos cabos, a fim de mensurar as diferenças.

Atenção também demos aos conectores, vez que são vários relatos de pessoas que enfrentam dificuldade no engate da conexão. Em nosso teste notamos boa diferença na pegada dos cabos, alguns engatando nos equipamentos com grande facilidade, enquanto que outros exigiam um pouco mais de força e jeito.

O padrão HDMI determina que o conector do tipo A (o mais conhecido por nós) possua as dimensões de 13,90mm X 4,45mm. A questão é que até o dia 24/03/09, havia nada menos do que 111 fabricantes de conectores licenciados pelo HDMI Group, com um total de 560 modelos homologados. Soma-se a isso o desvio padrão ocorrido em qualquer processo industrial de larga escala, é natural a ocorrência de pequenas diferenças entre as peças que saem das varias linhas de produção. Em nosso teste aferimos existirem diferenças centesimais entre os conectores dos cabos avaliados, o que na pratica foi traduzido por uma conexão mais ou menos firme.

Para que a avaliação fosse ainda mais completa, o ideal seria ter acesso a todas as especificações e parâmetros elétricos dos cabos (resistência, capacitância, indutância, atenuação, etc), informações compreensivelmente mantidas a sete chaves pelos fabricantes. Exceção cabe à sueca Supra, que disponibiliza tal conteúdo em seu site na Internet.

Por outro lado, recorrer a laboratórios especializados para obter isso estava fora de cogitação, pois além de ser um processo de custo elevado e demorado, fatalmente levaria à destruição do cabo. Além do mais, todos os 7 Authorized Testing Centers (ATC) autorizados pelo HDMI Group estão no exterior, em países como EUA, China (2), França, Índia e Japão (2). Assim, a idéia era mensurar aquilo que o consumidor poderia de fato aferir em casa, e não dados de bancadas laboratoriais.

*Publicado originalmente na revista HOME THEATER & CASA DIGITAL

OS CABOS AVALIADOS

TESTES DE CABOS HDMI Belkin_pure1

Características principais*: Conectores banhados a ouro 24k, cobre livre de oxigênio (Oxygen-Free High Conductivity - OFHC) com 99,99% de pureza, 5 camadas de blindagem, revestimento de alta resistência.

Apresentação: Blister plástica

Metragem informada: 1,2m

Metragem real: 1,24m

Bitola total externa: 8,52mm

Dimensões dos conectores: 13,93mm X 4,43mm

WEB: www.belkin.com/cables/ e www.disac.com.br

COMENTÁRIO: Único cabo enviado com metragem abaixo do solicitado (1,20m), o Belkin Pure AV é feliz na combinação de conectores em material injetado na cor cinza e cabo revestido em sleeve branco.Nas resoluções mais baixas (480p e 720p) se manteve no padrão, algo esperado para um produto desse nível. Em 1080i/p apresentou imagem levemente mais “soft” e clara, como se o controle de nitidez do display estivesse reduzido, e o de brilho com alguns pontos a mais. Exemplo disso pôde ser notado no capítulo 4 de “Patton – Rebelde ou Herói?”, onde as cores e detalhes das fardas dos soldados marroquinos ficaram ligeiramente suavizados.O desempenho semelhante foi repetido também no áudio, como em “Tie Your Mother Down” do Queen, quando a voz de Freddie Mercury e a guitarra de Brian May se mostraram um pouco menos de energia que o normal.

TESTES DE CABOS HDMI Golden_tov

Características principais*: Condutores em cobre OFC e bitola de 24AWG, 340 MHz cat.2, conectores metálicos com acabamento Ônix e pontas banhadas a ouro.

Apresentação: Blister plástica.

Metragem informada: 1,5m

Metragem real: 1,51m

Bitola total externa: 6,17mm

Dimensões dos conectores:13,92mm X 4,42mm

WEB: www.cabosgolden.com.br

COMENTÁRIO: “Kevel Tov” é o nome dado à linha mais sofisticada do fabricante nacional Cabos Golden. O cabo em questão, fabricado pela Copartner, traz conectores de excelente qualidade, de construção totalmente metálica e com reluzente acabamento na cor ônix.Na reprodução de imagens o Golden confirmou as expectativas, apresentando contornos bem definidos, cores vivas e boa sensação de profundidade, provavelmente fruto do cuidado extra dedicado aos conectores, favorecendo a blindagem e contato elétrico entre os aparelhos.Na reprodução de áudio sentimos uma certa carência de extensão nas altas freqüências, com queda de 2dB em relação ao nível referencial de pressão sonora.

TESTES DE CABOS HDMI Absolute_acoustics

Características principais*: Condutores em cobre OFHC com revestimento em prata 2,5%, pares trançados com 26AWG, dupla blindagem (trança fita), conectores banhados a ouro 24k 1,1 mícron, revestimento em malha sleeve de nylon.

Apresentação: Blister plástica.

Metragem informada: 2,0m

Metragem real: 2,01m

Bitola total externa: 9,95mm

Dimensões dos conectores: 13,95mm X 4,50mm

WEB: www.absoluteacoustics.com.br

COMENTÁRIO: Topo de linha da nacional Absolute Acustics, HD Wave 500 está belo acabamento, com conectores injetados e revestimento em sleeve preto.Percebemos imagens ligeiramente “soft” em algumas cenas Cassino Royale, sensação não repetida com outros discos, independente da resolução empregada. Exemplo ocorreu no capítulo 4 de Patton, onde o HDW 500 Silver conferiu especial dimensão ao colorido e profundidade das imagens.No áudio, o uso da prata foi evidenciado nas freqüências médias e altas, com excelente reprodução de micro detalhes, facilitando o correto acompanhamento das nuances musicais.Foi ainda responsável por boa parte dos riscos deixados no painel traseiro do receiver A/V, fruto da forte pegada do conector, característica muito apreciada em cabos de elevado padrão.

TESTES DE CABOS HDMI Audioquest_

Características principais*: Condutores e conectores com 2,5% de prata, sistema redutor de ruídos e interferências, geometria especial para estabilização do sinal, revestimento em malha têxtil de polietileno.

Apresentação: Caixa

Metragem informada: 3,0m

Metragem real: 3,06m

Bitola total externa: 8,47mm

Dimensões dos conectores: 13,96mm X 4,47mm

WEB: http://www.audioquest.com e www.sommaior.com.br

COMENTÁRIO: De apresentação visual irrepreensível, o HDMI-1 é o segundo na hierarquia Audioquest. É também o único dentre os avaliados a trazer no corpo balloons inibidores de interferências eletromagnéticas (EMI/RFI).Correto em todas as avaliações de vídeo, chamou à atenção pela nitidez das imagens e firmeza no engate dos conectores, algo sempre a enriquecer o contato elétrico entre cabo e equipamento.Em áudio o HDMI-1 mostrou grande fidelidade em toda gama de freqüências, trabalhando com desenvoltura conteúdos diversos, fosse o vigoroso rock do Queen, ou a 5ª Sinfonia de Beethoven sob a regência do mestre Leopold Stokowski.Está disponível também versão com acabamento Standard, para uso em infraestrutura embutida.

TESTES DE CABOS HDMI Supra_hf100

Características*: Condutores em cobre OFC de 23AWG, baixa capacitância e elevada velocidade de transmissão, dupla blindagem, conectores banhados a ouro 0,8 mícron, faixa de freqüência até 600 MHz.

Apresentação: Blister Plástica

Metragem informada: 3,0m

Metragem real: 3,05m

Bitola total externa: 10,07mm

Dimensões dos conectores: 13,92mm X 4,53mm

WEB: http://www.jenving.se/hf100.htm e www.tecsul.com.br

COMENTÁRIO: O Supra HF100 possui acabamento simples, porém de bom gosto, com conectores cinza e revestimento plástico na cor “Ice Blue”. Chama a atenção pela avantajada espessura; nada menos que 10,07mm, o que faz dele um dos mais parrudos HDMI do mercado.Passou com tranqüilidade em todas as avaliações de vídeo, oferecendo excelente qualidade de imagem, com grande sensação de profundidade, contornos bem delineados e cores bem dosadas. No capítulo 01 da divertida animação “Carros”, por exemplo, por vezes deu-nos a sensação de estarmos assistindo a uma exibição 3D!A mesma performance foi repetida nas avaliações de áudio, quando demonstrou grande equilíbrio tonal, sem comprometimento na reprodução dos extremos. Tocou o tempo todo 1dB acima de nosso padrão, o que faz dele nossa nova referencia.

continua.....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.playfire.com/dubstyle
Dub

Dub

Master Nível III

TESTES DE CABOS HDMI Vide
MensagemAssunto: Re: TESTES DE CABOS HDMI TESTES DE CABOS HDMI Empty08/06/09, 09:21 pm

TESTES DE CABOS HDMI Monster_800hd3

Características*: Advanced High Speed para taxas de até 6,68 Gbit/s, tripla blindagem, conectores banhados a ouro 24k, isolador dielétrico de gás nitrogênio, revestimento em plástico Duraflex

Apresentação: Blister Plástica

Metragem informada: 2,0m

Metragem real: 2,03m

Bitola total externa: 7,77mm

Dimensões dos conectores: 13,96mm X 4,49mm

WEB: www.monstercable.com e www.suonare.com.br

COMENTÁRIO: Número 2 na hierarquia HDMI da Monster Cable, o 800HD foi o único acompanhado na embalagem por um pequeno livreto explicativo sobre a tecnologia HDMI e o conceito “The Need For Speed”, utilizado para classificar os cabos da marca conforme a banda passante e máximo bitrate.A pegada mais “light” no engate dos conectores facilitou a intensa troca de cabos, ao mesmo tempo em que não comprometeu o desempenho na reprodução de imagem, situação em que o 800Hd comprovou o desempenho esperado.Em áudio apresentou os graves mais poderosos do teste, fazendo a sala literalmente tremer em várias passagens de “Falcão Negro em Perigo”, em ponto de ensejar uma providencial intervenção no nível do subwoofer. Dentre todos, foi o que mais nos deu a sensação do verdadeiro “som de cinema”.

TESTES DE CABOS HDMI Logicalbluedinamond

Características*:Condutores com 20,5AWG de cobre puro OFC, com tratamento de superfície com prata 99,99% de pureza, dupla blindagem, dielétrico flexível de gás nitrogênio com polietileno líquido, revestimento em malha Techflex .

Apresentação: Blister Plástica

Metragem informada: 1,80m

Metragem real: 1,83m

Bitola total externa: 9,63mm

Dimensões dos conectores: 13,97mm X 4,47mm

WEB: www.logicalcables.com.br

COMENTÁRIO: Produzido pelo fabricante carioca Logical Cables, o Blue Diamond justifica o nome pelo bonito revestimento em malha na cor azul cobalto. Apresenta também razoável maleabilidade, coisa rara em cabos de grande bitola.Comportou-se muito bem em todas as situações, entregando imagens bastante nítidas e de coloração bem saturada, independente da fonte ou resolução empregada. Como exemplo podemos citar as estripulias do agente James Bond nos capítulos 1 e 4 de Cassino Royale, quando foi possível aproveitar corretamente as características dos displays utilizadosNa reprodução musical posicionou-se ao lado dos melhores, com graves bem controlados e alto rendimento nas médias e altas freqüências.

TESTES DE CABOS HDMI Discabos_hdmi

Características*: Condutores com 28AWG de cobre OFC, tripla blindagem, suporte aos novos recursos de Deep Color e xvYCC.

Apresentação: Blister plástica

Metragem informada: 3,0m

Metragem real: 3,03m

Bitola total externa: 6,39

Dimensões dos conectores: 13,92mm X 4,47mm

WEB: www.discabos.com.br

COMENTÁRIO: Já havíamos antes travado contato com o HDMI Bravo 1.3 d nacional Discabos, que se mostrara um excelente produto sob todos os aspectos, e por tal motivo serviu como referencial a nortear a avaliação de todos os demais.Trata-se de um cabo bastante maleável e que emprega um chamativo revestimento em malha na cor prata e detalhes em vermelho.Sem surpresas ao longo da avaliação, as imagens foram reproduzidas com riqueza de detalhes e tonalidades realistas (acreditem, há cabos que tratam todas as imagens como se fossem de videogames), ao passo que na reprodução musical manteve-se sempre junto aos melhores, com destaque para as baixas freqüências, reproduzidas com bastante peso.Logo após o encerramento dos testes chegou ao mercado nova versão do produto, trazendo bitola mais larga e modificações nos conectores.

TESTES DE CABOS HDMI Compartiner

Características*: Nenhuma informada

Apresentação: Nenhuma, comercializado sem embalagem

Metragem informada: 2,0m

Metragem real: 1,85m

Bitola total externa: 5,62mm

Dimensões dos conectores: 13,93mm X 4,47mm

WEB: www.copartner.com.tw

COMENTÁRIO: A taiwanesa Copartner é uma das maiores (em volume) fabricantes de cabos HDMI da atualidade, também conhecida por fabricar sob encomenda cabos para várias outras empresas.O modelo testado, identificado apenas como Copartner HDMI 1.3 foi adquirido propositalmente em uma tradicional rua de comércio eletrônico na região central de São Paulo. É comercializado sem embalagem e sem quaisquer informações acerca das características técnicas e procedência do produto.De acabamento espartano, nos foi vendido como possuindo comprimento de 2m e conectores banhados a ouro, porém na medição mostrou possuir apenas 1,85m, sendo que foi também o único que apresentou sinais de oxidação nos conectores ao final dos 4 meses de testes.Em imagem correspondeu satisfatoriamente na resolução 480p, comprovando a tese de que para conteúdo DVD com ou sem upscale, qualquer cabo HDMI dá conta. Já em 1080i/p deixou a desejar. Exemplo foi no capítulo 4 de Cassino Royale, quando a cena pareceu sensivelmente mais escura e embaçada, como se houvesse uma fina película posicionada em frente ao display. Sensação incômoda também ocorreu nas avaliações de áudio, com pouco controle nos graves e transbordamento nos agudos. Nas medições, tocou 2dB abaixo de nosso nível de referência.

*Informações constantes nas respectivas embalagens dos produtos e/ou sites dos fabricantes na Internet.

HDMI PARA LONGAS DISTÂNCIAS

Desde que surgiu em 2002, a interface HDMI tem sido motivo de constantes dores de cabeça aos seus usuários, de consumidores finais a instaladores e projetistas.

Fora os constantes problemas de compatibilidade e handsacking, que infelizmente a versão 1.3 não conseguiu resolver, sempre foi um inconveniente trabalhar cabos HDMI em longas distâncias, sendo que os melhores atualmente disponíveis, em pouco ultrapassam os 20m. E quando chegava a hora de passar o dito pelo conduíte na parede, quase sempre era sufoco e estresse devido ao formato e tamanho dos conectores.

Recentemente surgiu uma interessante solução para o caso, baseada no uso de cabos UTP categoria 5 (os tradicionais cabos de rede) para a condução dos sinais de som e imagem.

Denominado “HDMI Over CAT5”, a solução já é oferecida no Brasil pelas empresas Discabos e Cabos Golden, e consiste em enviar o sinal HDMI a longas distâncias, porém fazendo uso de cabos CAT5. Explicando melhor, o sistema é composto de duas unidades responsáveis pela conversão da interface HDMI em RJ45 (a chamada conexão de rede). A primeira unidade (transmissora) fica próxima à fonte de sinal, geralmente um computador, player DVD ou Blu-ray. A conexão entre esses e o transmissor é efetuada com um cabo HDMI pequeno, não superior a 2m. Daí o sinal segue por dois cabos CAT5 (máximo de 70m) até a unidade receptora que já está posicionada próxima ao destinado do sinal. Lá é novamente convertido para HDMI e conectado ao display ou projetor.

Segundo Cristiano Mazza, CEO da Discabos, a facilidade proporcionada na instalação é um dos maiores apelos do produto. “Acredite se quiser, mas a maioria dos clientes compra o HDMI/CAT5 para utilizar em metragens pequenas, abaixo de 10m., pois sendo mais fácil passar 2 Cat5 do que um HDMI, elimina-se a necessidade de quebrar paredes apenas para instalação de conduítes maiores”,

Já Cláudio Cáceres da Cabos Golden alerta para a procedência do equipamento. “Há produtos que apresentam grande índice de rejeição por apresentarem muitos problemas de compatibilidade e handshacking. Nós mesmos já nos deparamos com isso, e foram necessários muitos testes e trabalho até decidirmos pelo produto a ser colocado no mercado”, conclui ele.

Fonte: Link


Aqui um video feito pelo Cristiano da Discabos explicando em detalhes a fabricação do Cabo HDMI.
Para aqueles que ainda tem duvidas da qualidade entre um cabo e outro vale a pena ver o video.


Parte 1